Novas diretrizes da CAPES ameaçam mais cortes de bolsas nos programas PIBID e Residência Pedagógica. Assine petição online e ajude a pressionar

Novas diretrizes da CAPES ameaçam mais cortes de bolsas nos programas PIBID e Residência Pedagógica. Assine petição online e ajude a pressionar

As condições de permanência de estudantes nas universidades brasileiras estão sob novo ataque do governo federal. Em Ofício Circular DEB/CAPES nº 1/2021, datado de 29/4/2021, são anunciadas novas diretrizes para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa Residência Pedagógica (PRP). Sob a alegação de necessidade de adequação da execução dos programas ao orçamento, a agência impôs restrição à ocupação das cotas ociosas de bolsas destinadas aos licenciandos, que só poderão ser ocupadas por cadastrados no sistema até o dia 10 de maio. Após essa data, caso quem as receba precise sair dos programas, as bolsas estarão cortadas.

A medida decorre dos cortes aprovados pelo presidente da República ao orçamento da União, que tiveram na educação a maior vítima. Na prática, traz redução de bolsas ao longo da vigência dos atuais editais em um cenário já de extrema instabilidade, consequência da crise econômica, social e sanitária que atinge a população brasileira.

Esses programas têm feito a diferença positiva na formação de professores, significando um marco na história da educação brasileira. Em momento de pandemia, mais do que nunca fica evidente a importância da formação qualificada de professores, proporcionada por programas como PIBID e RP, pautada na unidade entre teoria e prática, escolas públicas e instituições formadoras, provocando a necessária e desejada interação entre os diferentes sujeitos envolvidos nesse processo: professor da escola pública, licenciando e professor do ensino superior.

Ajude a evitar mais este ataque à educação brasileira. Assine petição online em:

http://chng.it/gxmcsVMgms