Nos dias 12 e 13 de agosto de 2025, serão realizadas as eleições para a Diretoria da Adunesp Central, biênio 2025/2027.
O processo teve início com a escolha da Comissão Eleitoral Central que conduzirá o pleito, definida na Plenária Estadual da Adunesp de 24/6/2025 realizada em formato virtual.
Fazem parte da Comissão: Sueli Guadelupe de Lima Mendonça (Marília, presidente), Maurício Cesar Delamaro (Guaratinguetá) e Marcos Chiquitelli Neto (Ilha Solteira).
Quem poderá votar e ser votado?
Têm direito a voto e a concorrer nas eleições os docentes ativos e aposentados filiados até 12/5/2025 à Adunesp S. Sindical ou às subseções.
As chapas devem ser compostas por seis membros: Presidente, Vice-Presidente, Secretário-Geral, Vice-Secretário, Tesoureiro-Geral e Vice-Tesoureiro, de acordo com o Artigo 24º do Regimento Geral da Adunesp S. Sindical.
Todos os materiais relativos às eleições da Adunesp serão disponibilizados no site da entidade (www.adunesp.org.br), no item “Em foco” – “Eleições Adunesp 2025”.
A plenária também aprovou o regimento eleitoral que estabelece o calendário a seguir.
Calendário eleitoral
4/7 – Entrega da listagem completa dos associados;
7/7 – Registro de chapas na Secretaria da Adunesp S. Sindical;
11/7 – Divulgação das chapas inscritas;
15/7 – Até as 17h, encaminhamento de documentos dos candidatos à Comissão Eleitoral Central (CEC);
21/7 – Prazo p/ solicitação de impugnação das chapas;
25/7 – Prazo p/ recompor a chapa em caso de impugnação;
28/7 – Prazo para homologação de chapas pela CEC.
29/7 – Prazo p/ envio da composição das comissões eleitorais locais (CEL);
8/8 – Definição e organização das seções eleitorais locais;
12/8 e 13/8 – Eleições;
14/8 – Apurações dos votos até as 13h;
Até as 17 h de 14/8 – Envio da apuração dos votos à CEC (Digitalizados por e-mail);
Até 18/8 – Envio dos documentos referentes à eleição, inclusive as cédulas apuradas, para a Adunesp S.Sindical, via malote ou sedex;
18/8 – Divulgação dos resultados;
20/8 – Prazo p/ recursos;
25/8 – Posicionamento da CEC sobre os recursos;
25/8 – Proclamação da chapa vencedora;
29/8 – Posse da nova diretoria.
Fortalecer a Adunesp
A história dos docentes da Unesp é rica em evidências de que os avanços e conquistas sempre foram fruto da sua organização e da sua luta. Desde as questões mais próximas, como as condições de trabalho, melhores salários e benefícios dignos, até a defesa mais ampla do compromisso da Unesp com a sociedade paulista e brasileira, bem como da educação e dos serviços públicos em geral, nada veio e nada virá de graça.
Criada em 1976, mesmo ano de fundação da Unesp, a Adunesp sempre marcou a sua presença na defesa dos direitos humanos, nas lutas pela preservação sustentada do meio ambiente, no avanço das lutas dos trabalhadores por melhores condições de vida e salários dignos, na construção de uma sociedade justa e igualitária e por uma universidade pública, gratuita, laica e de qualidade referenciada nos interesses da maioria da população.
Neste sentido, fortalecer cada vez mais a Adunesp é requisito fundamental para a defesa da universidade enquanto locus de produção de conhecimento, ciência, tecnologia, arte e pensamento crítico; para a sustentação das nossas lutas para garantir o estabelecimento de negociações democráticas das reivindicações da comunidade docente junto à reitoria e aos governos federal e estadual – independentemente de qual força política esteja à sua frente.