Plenária recompõe diretoria da AD Central e aprova iniciativas para as eleições reitorais

Plenária recompõe diretoria da AD Central e aprova iniciativas para as eleições reitorais

Preocupação com autonomia e garantias democráticas permeou debates e propostas

A Plenária Estadual da Adunesp, realizada em formato online no dia 16/9/2024, aprovou a recomposição da diretoria da entidade, após a renúncia de Dayse Iara dos Santos ao posto de vice-presidente, por razões pessoais. A atual secretária-geral, Angélica Lovatto, assumiu a vice-presidência. Como o atual vice secretário-geral, Fábio Ocada, declinou da titularidade, foi feito convite a João da Costa Chaves Júnior, que foi referendado pela Plenária. Ele passa a ser novo secretário-geral da Adunesp, completando o mandato que se estende até maio do próximo ano. Chaves é ex-presidente da Adunesp e compôs a diretoria em várias gestões.

A Plenária também debateu a conjuntura em que se desenrolam as eleições para a reitoria da Unesp. O presidente da Adunesp, Antônios Luís de Andrade (Tato), frisou que cenário político paulista recente semeia dúvidas sobre como o resultado da consulta interna será tratada pelo governador Tarcísio de Freitas. A sucessão na Unesp é a primeira no atual governo; Unicamp e USP vêm na sequência, respectivamente no início e no final de 2025.

“Como expusemos na publicação que fizemos sobre o assunto, paira no ar a ameaça de que o governador paulista repita na Unesp os desmandos do governo Bolsonaro, que interveio em várias universidades federais, empossando nomes que constavam em segundo ou terceiro lugar na lista tríplice encaminhada pela instituição”, disse Tato, em referência à matéria que foi ao ar no dia 11/9/2024. Ele lembrou os fatos que quase destruíram a Unesp quando o nome do professor William Saad Hossne, vencedor em duas consultas seguidas à comunidade em 1983, foi trocado por um interventor do governo de plantão. “Não admitiremos a reedição da truculência e do autoritarismo originários da herança das casernas”, concluiu.

A Plenária aprovou algumas iniciativas com as quais a Adunesp deve atuar no processo eleitoral na Universidade:

- Elaboração de uma carta aberta da Adunesp, a ser distribuída na comunidade e enviada às congregações, contendo o alerta sobre a ameaça à decisão que emergir da consulta à comunidade. Indicação aos representantes docentes nas congregações que façam a leitura do documento;

– Solicitação de pronunciamento público às chapas, com o compromisso de somente aceitar a indicação do governador caso tenham vencido a consulta feita a comunidade;

- Formulação de perguntas da Adunesp às três chapas para o debate a ser realizado pela TV Unesp em 25/9/2024, 14h30;

- Realização de entrevista com as duas chapas que passarem ao segundo turno, a ser publicada nos canais de comunicação da Adunesp.