Por que estamos adoecendo? “Saúde mental e a loucura do trabalho” é o tema de live da Adunesp em 25/8

Por que estamos adoecendo? “Saúde mental e a loucura do trabalho” é o tema de live da Adunesp em 25/8

Atento às questões candentes hoje na Universidade, o GT dos Fóruns de debates da Adunesp convida para uma nova live, no dia 25/8, 19h, com o tema “Saúde mental e a loucura do trabalho. Por que estamos adoecendo?”

Para debater o tema, estarão presentes:

- Melissa Rodrigues de Almeida, docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Paraná - UFPR, na área de Saúde Pública e Psicopatologia. É doutora em Saúde Coletiva pela Unesp e integrante do Laboratório de Psicologia Histórico-Cultural (LAPSIHC-UFPR).

- Luci Praun, docente da Universidade Federal do Acre – UFA. Édoutora em Sociologia pela Unicamp e integrante do Grupo de Pesquisa Mundo do Trabalho e suas Metamorfoses, vinculado ao IFICH/Unicamp.

A professora Melissa antecipa que, em sua abordagem, intenciona estabelecer relação entre os modos de vida e as condições de trabalho e os processos de saúde-doença, com destaque para a saúde mental e o sofrimento psíquico.

A professora Luci, por sua vez, irá apresentar elementos que permitam a reflexão sobre as configurações do capitalismo na atualidade, suas incidências particulares no mundo do trabalho e suas repercussões na saúde dos/as trabalhadores/as. Ela também pretende destacar as características do que vem sendo denominado como precarização e uberização do trabalho, observando seus desdobramentos possíveis na atividade docente.

A apresentação e a mediação estarão a cargo do professor Fabio Kazuo Ocada, membro da diretoria da Adunesp Central e presidente da subseção de Marília.

Envie suas perguntas

A expectativa do GT da Adunesp é que a live seja assistida pelos membros da comunidade interna – servidores docentes, técnico-administrativos e estudantes – e externa.

Se você deseja fazer perguntas às debatedoras, pode enviá-las por e-mail (para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) até o dia 24/8. Durante a live, também será possível apresentar questões.

Como assistir

A transmissão será ao vivo pelo Youtube e Facebook da Adunesp! Próximo à data, os links serão amplamente divulgados.

Indicações de leitura

- ALMEIDA, Melissa Rodrigues de; GOMES, R. M. . Medicalização social e educação: Contribuições da teoria da determinação social do processo saúde-doença. Nuances, v. 25, p. 155-175, 2014.

https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2728

- ALMEIDA, Melissa Rodrigues de; BELLENZANI, R. ; SCHUHLI, V. M. . A dialética singular-particular-universal do sofrimento psíquico: articulações entre a psicologia histórico-cultural e a teoria da determinação social do processo saúde-doença. In: Silvana Calvo Tuleski; Adriana de Fátima Franco; Tiago Morales Calve. (Org.). Materialismo histórico-dialético e psicologia histórico-cultural: expressões da luta de classes no interior do capitalismo. 1ed.Paranavaí: EduFatecie, 2020, v. , p. 227-270.

https://unifatecie.edu.br/edufatecie/index.php/edufatecie/catalog/download/60/68/436-1?inline=1

- PRAUN, Luci; BATISTA, Chizlene; MACHADO, Simone. A retórica da eficiência e o fardo do trabalho: docência na rede pública do estado de São Paulo. Lutas Sociais, São Paulo, vol.24 n.44, p.77-90, jan./jun. 2020. Disponível em:  https://revistas.pucsp.br/index.php/ls/article/view/52220/34422  

- PRAUN, L. (2016). A solidão dos trabalhadores: sociabilidade contemporânea e degradação do trabalho. Cadernos De Psicologia Social Do Trabalho, 19(2), 147-160. https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v19i2p147-160

- PRAUN, Luci. Breque dos Apps: a ocupação das ruas reinventa o sentido de coletividade. Disponível em: https://www.esquerdadiario.com.br/Breque-dos-Apps-a-ocupacao-das-ruas-reinventa-o-sentido-de-coletividade

1608b