Sindicatos solicitam à Reitoria divulgação de dados sobre pandemia e Universidade. Iniciativa visa a segurança sanitária da comunidade interna e da população usuária

Sindicatos solicitam à Reitoria divulgação de dados sobre pandemia e Universidade. Iniciativa visa a segurança sanitária da comunidade interna e da população usuária

A Adunesp e o Sintunesp enviaram ao reitor da Unesp, professor Pasqual Barretti, um ofício em 27/4, contendo um conjunto de considerações e reivindicações, relativas à pandemia de Covid-19. O documento, que tem a forma de “carta aberta”, foi enviado em cópia às/aos presidentes de Congregações e Conselhos Diretores das unidades.

Num dos trechos, o texto pondera que, “conforme tem indicado em seus pronunciamentos, a administração atual da Unesp reconhece a gravidade da situação em que nos encontramos, e preza pela participação da comunidade nas decisões substantivas sobre o presente e o futuro da nossa Universidade, motivo pelo qual, ouvidos os segmentos que representamos, decidimos encaminhar esta carta aberta para o Reitor da Unesp”.

Tendo em vista a necessidade de fazer uma “avaliação de como esse processo nos afetou” e para que “elaboremos um diagnóstico da situação em que nos encontramos nesse momento”, o documento reivindica uma série de dados, que você confere na íntegra, a seguir. Se preferir, acesse aqui o documento em PDF.

.................................

São Paulo, 27 de abril de 2021

Ilmo. Prof. Dr. Pasqual Barretti,
MD. Reitor da Unesp.

C/cópia: Presidentes de Congregações e Conselhos Diretores.

 

Carta aberta à Reitoria
A COMUNIDADE UNESPIANA QUER SABER

Durante dois semestres consecutivos de situação sanitária crítica, em que nos aproximamos de 90.000 mortes e 2,8 milhões de casos de Covid-19 no estado de São Paulo,  utilizamos a modalidade de ensino remoto emergencial, a qual  docentes e estudantes tiveram compulsoriamente que adotar  mesmo sem a possibilidade de planejamento para as condições que se apresentaram, e sem a necessária discussão institucional mais responsável e aprofundada sobre os múltiplos aspectos dessa situação extremamente complexa.

Após este longo período de experiências marcantes, vividas dentro e fora da Universidade, estamos em um momento em que já existe um conjunto de dados que certamente possibilitariam análises detalhadas e profundas das práticas adotadas, dos cominhos seguidos até aqui e de suas consequências para todos/as os/as envolvidos/as: estudantes, servidores técnico-administrativos e docentes.

Conforme tem indicado em seus pronunciamentos, a administração atual da Unesp reconhece a gravidade da situação em que nos encontramos, e preza pela participação da comunidade nas decisões substantivas sobre o presente e o futuro da nossa Universidade, motivo pelo qual, ouvidos os segmentos que representamos, decidimos encaminhar esta carta aberta para o Reitor da Unesp.

Para que a Unesp mantenha a qualidade dos serviços prestados à sociedade num patamar que contemple a segurança sanitária da comunidade interna e da população que utiliza seus serviços, de modo a garantir o comprometimento ético, educacional e científico que tem para com o povo paulista e brasileiro, é imprescindível que façamos uma avaliação de como esse processo nos afetou, e elaboremos um diagnóstico da situação em que nos encontramos nesse momento.

Para alcançar esses objetivos e contribuir para viabilizar o envolvimento da comunidade unespiana, juntamente com a Reitoria, no esforço de compreensão dos múltiplos impactos que o processo histórico da pandemia do Covid-19 impôs à nossa Universidade, e construir o esboço de um retrato - o mais realista possível - da nossa situação atual, precisamos que a administração superior da Unesp disponibilize publicamente as informações listadas abaixo, relativas ao período que se inicia  com as medidas tomadas em decorrência da pandemia, em meados de março de 2020, e vem até os dias de hoje. São elas:

  • O número de ocorrências (contágios e casos fatais) de Covid-19 na comunidade unespiana por unidade e segmento da universidade, incluindo trabalhadores terceirizados;
  • O número de pessoas no grupo de risco em atividade por segmento/unidade/moradia da Unesp;
  • O quantitativo de desistências, trancamentos, aprovações e reprovações por disciplina-curso-unidade que ocorreram durante o semestre/ano de ensino remoto emergencial;
  • As políticas adicionais de permanência estudantil que foram/estão sendo implementadas durante a pandemia;
  • Relatório das condições de biossegurança dos prédios das unidades, incluindo moradias estudantis;
  • As condições mínimas específicas que estão sendo exigidas das unidades com cursos na área da saúde para garantir segurança sanitária para a realização de atividades presenciais;
  • A lista das unidades com cursos na área da saúde que vacinaram integralmente os estudantes expostos, bem como os servidores técnico-administrativos e docentes que, de alguma forma, estejam envolvidos nessas atividades, e os procedimentos adotados para a segurança sanitária das pessoas atendidas;
  • As iniciativas que foram/estão sendo implementadas para reduzir os impactos financeiros sobre aqueles que estejam utilizando recursos próprios para a realização das atividades remotas em domicílio, bem como para garantir equipamentos e Internet para os estudantes que não tenham acesso a eles;
  • As medidas de testagem, rastreamento e isolamento que foram/estão sendo implementadas durante a pandemia;

Essas informações, juntamente com a participação ativa dos servidores docentes, técnico-administrativos, são elementos essenciais para o sucesso de qualquer iniciativa de redução de danos da pandemia e da manutenção da qualidade dos serviços prestados pela nossa Universidade.

Os Comitês Covid-19 da Unesp, central e locais, já vêm repassando informações gerais para a imprensa, inclusive contribuindo para a sistematização de dados do estado. É necessário, também, que isto seja feito de modo a possibilitar um diagnóstico interno da situação da Unesp.

Entendemos que não é tarefa pequena, mas acreditamos que a comunidade como um todo pode se mobilizar para levantar esses dados, com apoio da Reitoria. Para isso, os Comitês Covid-19 locais devem assumir uma atitude ativa e organizar essa força tarefa, centralizar e divulgar os dados levantados.

Atenciosamente,

Alberto de Souza
Coordenador Político do Sintunesp

João da Costa Chaves Jr.
Presidente da Adunesp