Sobre o II Workshop Ensino de Graduação 2018 da Unesp – Algumas sérias preocupações

Organizado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Unesp, o II Workshop Ensino de Graduação 2018 está previsto para 19 e 20 de abril, em São Paulo, no Núcleo de Educação à Distância (NEaD/Unesp). Segundo o que consta no link do evento no portal da Unesp, o objetivo geral é “reunir os coordenadores para avaliar em que medida foi possível avançar na implementação de atividades de inovações curriculares nos PPPs e dar subsídios para reestruturações curriculares que possam valorizar as atividades de ensino, pesquisa, extensão e a integração com a Pós-Graduação”. A meta, de acordo com o portal, é “realizar a reflexão sobre possibilidades de inovações curriculares a partir da análise do PPP do Curso”.

Se inserirmos este evento na conjuntura atual da Universidade, é mais do que pertinente a preocupação expressa na Plenária Estadual da Adunesp de Araraquara: estaríamos diante de uma proposta de reorganização pedagógico-curricular da Unesp, com vistas ao enxugamento de custos a partir do oferecimento, por exemplo, de disciplinas à distância, para vários cursos e cidades ao mesmo tempo? Um único docente prepararia uma aula básica e “daria conta” de inúmeras turmas ao redor do estado? São estas as “inovações curriculares” desejadas pela Unesp? Seria esta a primeira movimentação no sentido de fazer a reforma acadêmica, que estaria articulada à (di)minuta proposta de sustentabilidade apresentada pela reitoria? 

Clique aqui para ler manifestação do Conselho de Curso de Ciências Sociais, campus de Marília, sobre o assunto