13 de agosto: Dia de parar a Unesp em sintonia com a greve nacional pela educação e contra a reforma da Previdência

13 de agosto: Dia de parar a Unesp em sintonia com a greve nacional pela educação e contra a reforma da Previdência

O Brasil deve parar novamente no dia 13 de agosto, em defesa da educação pública, contra a reforma da Previdência e o desemprego.

Convocado inicialmente pela Confederação Nacional da Educação (CNTE) e entidades de trabalhadores e estudantis da educação (Andes-SN, Fasubra Sindical, FENET, UNE, UBES, ANPG e outras), como mais um dia nacional em defesa da educação pública, em continuação aos atos gigantes de 15 e 30 de maio, o 13 de agosto acabou ganhando uma amplitude ainda maior. Com o apoio das centrais sindicais, a data também está sendo chamada como “Dia Nacional de Mobilização, Paralisações, Assembleias e Greves Contra a Reforma da Previdência, em Defesa da Educação Pública e por Empregos”. Devem ocorrer atos em todas as capitais e maiores municípios do país.

Em relação à educação, o objetivo é protestar contra os cortes de recursos e o recente anúncio do projeto do governo para as universidades federais, o “Future-se” (clique para conferir matéria da Adunesp a respeito). Na Unesp, não nos faltam motivos para protestar: nossos salários e benefícios estão arrochados, ganhamos menos que nossos colegas da Unicamp e da USP, nossas condições de trabalho se deterioram a cada dia.

Em relação à Previdência, o protesto é contra o pacote de medidas aprovadas em primeiro turno na Câmara dos Deputados, que restringem o acesso e o direito à aposentadoria. A expectativa é de que, antes da votação da PEC 6/2019 em segundo turno na Câmara dos Deputados, as cidades do país sejam ocupadas por mobilizações, manifestações e atos contra o fim da aposentadoria, mostrando ao Congresso Nacional que a luta não acabou e que a classe trabalhadora resistirá pelo direito de se aposentar!

Parar a Unesp

A Adunesp orienta as suas subseções sindicais, representantes de base e militantes da categoria a organizarem a participação nos atos previstos para os respectivos municípios/regiões. Agendamento de assembleias e posteriores resultados devem ser informados para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.