Pauta Específica 2025: Adunesp protocola reivindicações e solicita negociação com a reitoria

Pauta Específica 2025: Adunesp protocola reivindicações e solicita negociação com a reitoria

Itens abordam melhorias em benefícios, direitos e temas relacionados ao ensino

A diretoria da Adunesp Central protocolou a Pauta Específica 2025 e solicitou à reitoria da Unesp o agendamento de uma reunião para discussão das reivindicações apresentadas.

Os itens da pauta foram aprovados na Plenária Estadual da Adunesp realizada em 24/6/2025, a partir das sugestões trazidas pelos representantes dos campi, e considerando itens presentes em pautas anteriores.

Habitualmente, as entidades sindicais que compõem o Fórum das Seis, entre elas a Adunesp, voltam-se para as pautas específicas quando se define o resultado da data-base (a campanha unificada). Neste ano, como já divulgado, o reajuste salarial foi de 5,51% em maio/2025 e o Fórum das Seis ainda pleiteia a retomada do diálogo em torno à data-base 2025 (participe do abaixo-assinado sobre isso).

No caso das pautas específicas, trata-se das questões relacionadas diretamente a cada categoria. Confira a seguir a Pauta Específica da Adunesp:

Pauta Específica – Adunesp 2025 

  1. Isonomia de benefícios: Implantação do vale-refeição na Unesp, única das três universidades estaduais paulistas sem o benefício (na USP, o VR atual é de R$ 45,00, totalizando em média R$ 980,00 mês).

  2. Vale-alimentação
    Garantia de correção anual e de valores isonômicos com as universidades coirmãs;
    Pagamento do VA nas situações em que o docente esteja afastado para intercâmbio/formação;
    Extensão do vale-alimentação aos docentes que atuam no Programa Professor Sênior, instituído pela Resolução Unesp 15/2022.

  3. Extensão de benefícios aos aposentados.

  4. Agilizar o pagamento aos beneficiários da ação da Adunesp que garante a correção pelo atraso do 13º salário de 2018. (Obs.: Está em andamento um acordo entre os jurídicos da Adunesp e do Sintunesp com a AJ da reitoria, no sentido de simplificar e viabilizar o pagamento. As informações serão divulgadas em breve).

  5. Restabelecimento do tempo de trabalho confiscado pela LC 173/2020, de maio/2020 a dezembro/2021, para efeito de quinquênios e sexta-parte.

  6. Ampliação das contratações e discussão dos critérios de alocação de vagas com a comunidade.

  7. Garantia de contratação de professores substitutos enquanto todas as carências de vagas docentes não sejam supridas por contratações efetivas e por concurso público.

  8. Que a Comissão Permanente de Avaliação (CPA) seja uma Comissão assessora do CEPE, e não da Reitoria. Que deliberações com base nas eventuais avaliações realizadas pela CPA sejam feitas pelo CEPE, ouvido o Departamento, respeitando o Estatuto da Universidade.

  9. Que nenhuma das comissões assessoras tenha assento com direito a voto em qualquer colegiado.

  10. Avaliação docente articulada com a avaliação departamental
    - que a avaliação institucional seja centrada no Departamento, com foco nas condições de trabalho dos seus docentes;
    - que a avaliação departamental esteja em sintonia com os critérios de distribuição de vagas para contratação, para evitar que os departamentos eventualmente debilitados pela falta de docentes e/ou por condições precarizadas de trabalho sejam ainda mais penalizados.

  11. Discussão e elaboração de políticas internas e ações externas, visando o fortalecimento das licenciaturas e dos cursos e programas de Pós-Graduação de caráter estratégico e de relevância social.

  12. Manutenção dos cursos de formação inicial (graduação) exclusivamente presenciais.

  13. Garantia aos professores substitutos de limite de 8h em sala de aula, assim como previsto para os docentes contratados em RTC: Exigência de estrito cumprimento da Portaria Unesp 79, de 2023, que regulamenta a contratação de professor substituto e, no parágrafo único do artigo 2º, diz que  “O professor substituto dedicará, necessariamente, 1/3 da sua jornada de trabalho ao planejamento das aulas (elaboração de plano de aula, organização de recursos didáticos, elaboração e correção de avaliação)”

  14. Viabilizar uma maior participação dos docentes que atuam no Programa Professor Sênior nos cursos de graduação, com carga horária mínima, como forma de contribuir com a ‘memória didático-pedagógica’ do departamento, tendo em vista os professores novos.

  15. Diante das dificuldades da retirada do termo “Júlio de Mesquita Filho” do nome da Unesp, por conta da atual constituição política do governo estadual e da Assembleia Legislativa (Alesp), adotar a estratégia de usar somente o nome Universidade Estadual Paulista – Unesp, fazendo o “complemento” cair em desuso.